sábado, 17 de setembro de 2011

Santos Populares


Santos Populares

Uma vi uma frase que dizia: "O povo faz seu santo", uma expressão que se enquadra perfeitamente ao caso dos santos populares, beatificados pelo povo. Mesmo sem o reconhecimento do vaticano e, às vezes, se assemelhando a um culto paralelo ao cristianismo, a devoção aos santos populares aproxima fiéis de Deus, com a eficaz ajuda de uma figura santificada, na qual determinada comunidade deposita toda sua fé.

Como surgem os Santos Populares?

Padre Cícero, santo popular 
Muitos podem se questionar sobre os elementos comuns aos santos populares, bem como sobre as circunstâncias que favorecem seu surgimento. Bom, é difícil definir de forma específica esses elementos e características, mas em geral os santos populares surgem a partir de pessoas que se sobressaem em determinada comunidade, através de uma atitude de superação, de um exemplo de fé, de um martírio, uma bem feitoria ou até mesmo da demonstração de qualidades consideradas raras ou sagradas, como pureza, castidade, honestidade, dedicação a fé, dentre outras.

Beata Albertina Berkenbrock,
mártir cultuada em Santa Catarina,
ela já foi reconhecida pela igreja
 
No caso do Finado Gregório, santo popular do Piauí, o reconhecimento e a beatificação por parte do povo vieram devido a saga comovente desse jovem motorista, que foi martirizado em Teresina na década de vinte.

Para alguns pode parecer estranho o fato de um acidente automobilístico gerar um santo, mas no caso dos santos populares o diferencial é geralmente o berço dos personagens, ou seja, o contexto inusitado em que a história se passa, fator que torna enredos como estes bem mais curiosos e chamativos que o de histórias tradicionais de santos reconhecidos. E se formos analisar bem o enredo da saga de Gregório encontraremos sim uma lição, fator característico da doutrina católica e cristã.
estampa das 13 almas, pra quem
o povo reza e pede graças

A história do motorista Gregório reúne elementos que envolvem moral cristã e forte apelo emocional. O assassino de Gregório não soube perdoá-lo, não soube exercitar uma virtude tão difundida por Cristo, ou seja, o perdão.

Para seus devotos, o falecido
médico paraense continua
atendendo até hoje, realizando
graças variadas
Santos populares tem forte ligação com a comunidade, devido ao contexto social e histórico no qual cada um está inserido. São histórias de grande apelo popular, que geram nos devotos um sentimento de pertença, de identificação, de proximidade.

Por exemplo, para alguém que mora em Teresina e conhece a história de Gregório pode ser bem mais fácil criar uma identificação com ele do que com outro santo "importado", pois os elementos comuns entre devoto e santo aumentam quando se cultua alguém que pertenceu a sua própria comunidade.

Também cabe aqui dizer, aos católicos que vêem com maus olhos esse tipo de culto, que muitos dos santos reconhecidos atualmente pela igreja já foram santos populares, uma fase necessária para a beatificação e canonização, já que não há santo sem devotos. Em breve compartilharei aqui mais informações sobre santos populares.

Por enquanto é só, espero que esteja gostando da página e conto com sua visita aqui por mais vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário